quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Amnésia!

Somos selectivos em tudo. Talvez por uma questão prática, mas a maioria das coisas é memorizada de acordo com as nossas necessidades imediatas, a maioria das palavras ganha o significado que melhor nos satisfizer no momento. A vida tem a cor do nosso estado de espírito….um dia rosa, outro amarela, outro castanha, outro preto...
Tu és aquilo que fazes naquele momento. Em privado ou em público. Com amigos ou desconhecidos. Em casa ou na rua. Vales o valor das tuas palavras ou dos teus gestos. Vale a última palavra, vale o último gesto. Vale o último olhar, vale a última marca.
As palavras prenunciadas nas dezenas de dias por que já passámos, os momentos partilhados, os olhares cúmplices, o empenho ou o trabalho feito é apagado da memória. Até aquilo que és, aquilo que sabem de ti, é esquecido. Mesmo que seja somente uma amnésia “por simpatia” ou “por conveniência”, tudo isso é colocado de lado no exacto momento em que fracassas. No momento em que estás demasiado esgotado para continuares, em que as palavras e os gestos não são os mesmos, em que não te empenhas nem trabalhas, não ajudas nem falas, não és tu nem és ninguém, simplesmente porque não consegues…mesmo que esse momento dure apenas umas horas e que voltes a ser tu nas horas seguintes… não importa. São essas as palavras, são esses os gestos que te vão definir, aos olhos dos outros, de agora em diante.

2 comentários:

  1. Às vezes és demasiadamente lúcida.
    Outras, muito pouco.

    Papel químico da verdade. Neste caso.

    Beijinho grande.

    Espero que o Natal tenha sido bom.

    ResponderEliminar
  2. Pensa bem no objectivo de Janeiro. Ano novo vida nova.
    A frase é velhinha, mas devia ser sempre assim!
    :)

    ResponderEliminar