sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Eu Amo e Adoro a Praxe!!

Em Setembro de 2008 tornei-me estudante universiotária, no curso que eu queria (Educação Básica), na cidade que eu queria (Leiria), o que desde já é um previlégio. Durante um ano fui caloira, ou melhor, fui Besta, depois Caloira, depois Corvo e, finalmente, semi-doutora! Digo finalmente porque, qualquer estudante quando é caloiro deseja puder trajar, encher a sua capa de emblemas, as suas lapelas de pin’s e pom-pons, deseja chegar ao momento em que, em vez de ser praxado, vai praxar!
Mas voltando atrás…cheguei a Leiria sozinha, sem conhecer ninguém, sem os meus pais, sem os meus irmãos, sem os meus amigos. Cheguei a um quarto, a uma residência, cheguei a uma cidade e escola novas, cheguei com medo e receio das praxes…com um sentimento de “vazio”. Mas cheguei também com uma alma a rebentar de desejos, expectativas, vontade de conhecer e viver…de ser estudante e de pertencer a uma vida académica!
Adorei ser praxada…de verdade! De coração! Sim chegava a casa cansadíssima, sim andava sempre toda suja, sim doíam-me os joelhos e as costas, sim por vezes sentia-me farta de ouvir ordens e gritos, sim não gostei de algumas coisas que me fizeram, de algumas pessoas que me praxaram. Mas corri, saltei, rebolei, gritei, cantei, sujei-me, atirei ovos, farinha e iogurte…diverti-me aos montes, ria-me das figurinhas que fazia…conheci as ruas, a história, os lugares e as pessoas de Leiria. Aprendi as músicas, os gritos e o orgulho em ser uma EB. Conheci semi-doutores, Doutores, Madrinhas e amigas que foram essenciais na minha adaptação e integração.
A praxe foi fundamental no inicio da “minha construção” em Leiria. A praxe, as festas, o Terreiro, o Beat, os Arraiais, os Karaokes, o baptismo, a bênção do caloiro…a recepção ao caloiro, a semana académica, os jantares…as tunas! Só quem passa por uma vida académica entende…só quem vive ao máximo o seu ano de caloiro sabe a sensação que é trajar… A Serenata foi sem dúvida um dos melhores momentos: vestir o Traje pela primeira vez, ouvir o “Linda Leiria” trajado…puder contar com amigos e familiares nesse momento!
Foi tudo muito rápido…tudo aconteceu a alta velocidade e tudo foi vivido com as emoções á flor da pele. Construi amizades que se vivem de forma muito intensa…somos uma pequena, mas grande, família em que é impossível descrever tudo o que é partilhado.
Enfim…ser caloira já lá vai! Agora a responsabilidade aumentou…sou eu que recebo caloiros com receios e expectativas, sou eu que dou a conhecer a escola, o curso, a cidade…são as minhas atitudes e a minha disponibilidade que fazem a diferença na sua construção…porque eu sei o que um pequeno gesto pode fazer…
Não é melhor nem pior, é apenas diferente. Continua a mexer com as nossas emoções, continua a ser especial, mas já estamos “do outro lado”… Agora sinto o bom que é ouvir “Queres ser minha madrinha?”. Agora vejo “os meus caloiros” a crescer e a ganharem asas…
Leiria é Leiria! Os amigos e as pessoas de Leira, a independência, a vida académica…”Leira: Cidade dos sonhos!”

3 comentários:

  1. Hoje, vejo em ti uma grande mudança, uma mudança merecedora, uma mudança sábia, uma mudança que veio beneficiar-te em tantos aspectos, mas acima de tudo uma mudança que te tornou ainda melhor!
    O que aqui importa, não é se a "mudança" de que te estou a falar é "para melhor ou para pior" ou se " por teres mudado isso quer dizer que tavas mal anteriormente"...nada disso, nao tem nada a ver uma coisa com a outra, o que estou a tentar dizer, é que essa mudança, foi o realizar do desejo que tinhas e precisavas À muito tempo. Eras e és a mesma pessoa, esperta, querida, inteligente, consciente, simpática, divertida, realista, lutadora, insistente, enigmática...mas acima de tudo inigualável.
    Antes de teres entrado para Leiria,muitos duvidaram se era a melhor escolha, mas, tu mantiveste a tua ilusão o teu sonho...o teu objectivo...e hoje provaste que foi sem duvida o melhor caminho que escolheste...porque foste tu que decidiste e foi por ele que lutaste.

    ResponderEliminar
  2. Só quem está em Leiria sabe o que é... só quem está aqui sabe o que é viver cada emoção com tanta intensidade!
    Os mesmo medos, os mesmo receios... as dúvidas... acho que tudo isso é compartilhado por todos. por isso que nos tornamos uma família...
    É muito bom ter-te aqui... É muito bom estar aqui.
    Cada pessoa que passa em nossas vidas por essa cidade possui um significado único, um importância incomparável.
    Amo Leiria!
    Amo tudo o que Leiria representa.
    Amo todas as mudanças que vieram com Leiria!

    Amo você!

    ResponderEliminar
  3. Sinto-me: Um turbilhão de emoções.

    Agradeço-te por ele.

    Faz-me bem.


    Tenho orgulho em ti.
    Honra o teu traje. Honra a praxe.
    Masa acima de tudo honra-te e ti própria e aos teus desejos mais profundos.

    Obrigada por este post.

    Esperança

    ResponderEliminar