domingo, 26 de julho de 2009

Serás tu!

Um dia vou escrever um livro sobre ti. Daqueles livros que têm uma história, com princípio, meio e fim, que são divididos em capítulos e que no final nos dão uma sensação de termos adquirido algo novo.
Escrever faz parte de mim, quase, desde sempre. Tenho dezenas de cadernos com poesias e historinhas que escrevi durante os meus primeiros anos de escola. A minha adolescência, especificamente aquela fase das descobertas, dramas, ansiedades, angústias e comportamentos desapropriados, está toda relatada em diários exaustivos, textos desorientados e poemas sentimentalistas. Com quinze anos, quando fui convidada para a Rádio Voz de Alenquer, percebi que, o que para mim era uma forma de expressão e de autoconhecimento, os outros atribuíam valor. Assim, fui “obrigada” a começar a escrever sobre temas e assuntos que não me diziam directamente respeito, mas sobre os quais expressava a minha opinião.
Foi uma altura estranha. Cresciam telefonemas e e-mails dos ouvintes para mim. Discutiam, de forma positiva, comigo aquilo que eu criticava, concordava ou sugeria. Comecei a ter consciência que aquilo que dizia, mexia com as pessoas, despertava nelas sentimentos e opiniões. Isso foi importante. Incentivava-me a fazer mais e melhor. A minha saída da rádio não foi muito bem aceite. Mas sentia que tinha deixado de fazer sentido. Como uma etapa que termina.
Martinha Duro foi a responsável pelos concursos em que participei, e ganhei, de seguida. Mas nunca quis aventurar-me demasiado. Escrevo para mim e por mim, porque sinto necessidade, porque quero registar um momento ou porque sinto prazer.
Mas nada nem ninguém me deu tanta vontade, gozo e satisfação a escrever como tu. A dimensão dos momentos e dos acontecimentos que te envolvem, transcendem qualquer emoção ou sentimento que até agora transpus para o papel.
Por isso, tenho a certeza, que um dia irei querer, ou melhor, irei conseguir (porque agora já quero) escrever um livro sobre ti. Espero conseguir transmitir com exactidão todo o valor que a tua experiência de vida, o teu ser e a tua alma possuem.
E quando o escrever, será um presente para ti. E será o melhor presente que darei a alguém.

2 comentários:

  1. Sem dúvida você é uma das pessoas que mais gosto de ler o que escreve. Você consegue transmitir os valores que acredita, aquilo que pensa, a tua essência de uma maneira única!
    Confesso que fiquei curiosa. Quem será essa pessoa que te inspira tanto a escrever?!
    Será que é a mesma que, mesmo a distância, tenho uma admiração incrível?!
    Outra coisa que você faz muito bem é fazer-nos pensar e faz de uma maneira quase que única...
    És incrivelmente especial.
    Obrigada por me chamar a razão quando é necessário.
    Obrigada por fazer-me pensar em mim.
    Obrigada por cuidar de mim.
    Obrigada por ser quem és!

    Sabe de uma coisa? (E dessa vez falo eu primeiro)? Fazes-me falta! És importante para mim!


    Bruninha =)

    ResponderEliminar
  2. Gosto deste texto =)
    Nota-se que existe aquele teu sentimento que ambas sabemos existir em ti.
    Tenho saudades dos nossos momentos, textos e conversas que nos faziam tao bem.
    O tempo passa e a no's resta-nos a esperança de que um dia os nossos caminhos se voltem a cruzar como cruzaram e que possamos desfruta'r esse momento da melhor maneira.
    continuas a ser a minha princesa e aquela amiga que tem uma maneira unica de me ajudar e de saber o que vai na minh mente...

    Continuo a gostar de ti como naquele ultimo dia....

    Obrigado por teres feito parte do meu passado, por me teres ajudado a vive-lo da melhor maneira.

    Gosto de ti
    minha Liliana :)

    ResponderEliminar